Consciente de sua responsabilidade com a comunidade da educação médica brasileira, a Abem definiu como prioridade – ainda em março de 2020, quando foi declarada a pandemia da Covid-19 – a comunicação cotidiana com seus associados para promover a divulgação de informações sobre o enfrentamento da situação nas relações de ensino-aprendizagem. O objetivo é fornecer conteúdo relevante para que as escolas e programas de residência pudessem orientar suas ações. Conheça a seguir as iniciativas da Abem no período.
Recomendações e normativas legais: repositório para normativas legais relacionadas a educação médica em tempos de pandemia e recomendações relacionadas feitas pela Abem.
Diagnóstico situacional: pesquisa para diagnóstico situacional de escolas médicas e programas de residência médica e seus respectivos relatórios de análise (primeiro semestre de 2020).
Conte sua história: publicação de narrativas enviadas por gestores, professores, alunos de medicina, residentes e preceptores envolvidos, neste momento da pandemia, em atividades educacionais distintas do habitual, com objetivo de compartilhar iniciativas, promover reflexões, identificar oportunidades de aprimoramento de práticas e trabalho colaborativo em rede.
Painel “A escola médica na epidemia de Covid-19”: série de cinco lives, entre maio e junho de 2020, que promoveu o diálogo com a comunidade da educação médica e oportunizou trocas regionais, enfocando o aprendizado desenvolvido durante este período.
Seminário “O futuro da escola médica no pós-Covid-19”: composto por duas mesas-redondas no início de junho de 2020, teve o objetivo de destacar as ações futuras, no âmbito educacional, norteadas pela avaliação das condições sanitárias e sociais e direcionadas por políticas públicas.
Chamada pública RBEM: produção de suplemento da Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) com o tema “Ensino na Saúde em tempos de COVID-19: acesso, iniquidades e vulnerabilidade”, com o objetivo de consolidar a produção científica do período.
Cobem: para atender às questões sanitárias e garantir a segurança da comunidade, pela primeira vez o Congresso Brasileiro de Educação Médica foi realizado on-line, entre 12 a 18 de outubro de 2020, com o tema “Educação Médica em tempos de incerteza: qualidade, equidade e construção coletiva”. Em 2021, o congresso foi novamente realizado de forma virtual, a fim de manter a integridade de seus participantes, mas contou com estúdio de transmissão ao vivo, renovando o formato do encontro. A presencialidade foi totalmente retomada em 2022, com a realização do 60º Cobem em Foz do Iguaçu.
Oficina “Continuamos vivendo a pandemia”: realizado em junho de 2021, o encontro promoveu debate ampliado em formato de oficina com a temática “Continuamos Vivendo a Pandemia: novas angústias e desafios na educação médica brasileira”, tendo a presença de quase duas centenas de docentes, discentes e gestores das escolas médicas associadas à Abem. Trabalhando em grupos, os participantes discutiram temas relacionados às práticas das instituições de todo o país, subsidiados por dados da pesquisa realizada pela Abem em maio de 2021 com a comunidade da educação médica nacional.
Participação em eventos: representantes da Abem participaram de lives e outros eventos on-line realizados por diversas instituições em 2020 e 2021, como SIG Colaborativo em Educação Médica e 2º Congresso Caipira de Educação Médica da Faceres.
Conteúdos Relacionados
Abem realiza debate sobre situação das escolas médicas
Mais de uma centena de docentes, discentes e gestores estiveram reunidos ao longo deste sábado, 19 de junho, debatendo as questões-chave da educação médica no
2ª Marcha pela Vida será nesta quarta-feira, dia 9
Perto de alcançar a triste marca de quase 500 mil mortes e quase 17 milhões de casos, a Frente Pela Vida relembra e retoma sua
Carta da Frente pela Vida ao Congresso Nacional
A Frente pela Vida, grupo de entidades ligada à saúde do qual a Abem faz parte, entregou uma carta manifesto ao Congresso Nacional nesta quarta-feira,