Seis décadas em prol da educação médica

A Abem completa 60 anos em 2022, e uma série de atividades irá marcar esse aniversário, com o resgate da história da associação e o reforço de seu protagonismo no desenvolvimento da educação médica brasileira.

🎉 A celebração foi iniciada com a escolha participativa do selo de 60 anos, por meio de votação entre os associados da entidade em janeiro.

📚 Com resgate de documentos e entrevistas com personagens da história da Abem, um trabalho de pesquisa capitaneado pela associação e desenvolvido pela equipe da historiadora Ana Lucia Lana Nemi (Unifesp) está em andamento desde o fim de 2021. O projeto vai fornecer subsídios para as celebrações do ano e resultar na publicação de um livro com a trajetória da associação nessas seis décadas – trabalho de fundamental importância, uma vez que há poucos registros formais da história da Abem.

💡 Para reforçar o desenvolvimento da educação médica com justiça e equidade, a associação também está lançando, neste aniversário, uma temática anual orientadora de ações: o enfrentamento da violência institucional na educação médica. A Abem tem clareza de que o esforço para compreensão e superação da violência institucional é uma tarefa coletiva e complexa, e que é urgente sua abordagem nas instituições de ensino, envolvendo educandos, educadores e gestores. Para estimular essa reflexão, lançará edital de fomento à pesquisa, em iniciativa inédita, a partir de recursos próprios.

🔎 Ainda dentro das comemorações dos 60 anos, será lançado nas próximas semanas o edital do suplemento especial da Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM), que vai abordar nesta edição o Teste de Progresso Abem (TP Abem).

🎊 A celebração também terá espaço marcante no 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica, em Foz do Iguaçu, de 3 a 6 de novembro. Com o tema “Ciência, cuidado e resiliência na educação médica”, o encontro trará novidades em sua programação e marcará o esperado retorno à presencialidade nos congressos da Abem.

👉 Para acompanhar estas e outras atividades do aniversário de 60 anos, fique atento às nossas redes sociais – e associe-se à Abem!

Conheça a ABEM

Notícias Recentes